top of page

UNIVERSOS DE DENTRO (2018 - ATUAL)

Observar o que se passa por detrás de uma vidraça pode ser algo muito instigante. Somos movidos por uma incógnita curiosidade que nos leva a espreitar a vida alheia que é estranhamente familiar a cada um de nós. Como em uma crônica cotidiana, os acontecimentos mundanos que se apresentam diariamente abrem infinitas possibilidades ao espectador.

É o que ocorre quando orbitamos de uma janela a outra ao visitar os quadros que integram a série Universos de Dentro absorvidos para dentro da trama orquestrada em cada imagem criada pela artista visual Carol Rahal. 

Como observadores silenciosos e passivos e, embora ausentes da cena montada pela artista, participamos das histórias a partir de um lugar imaginário que assume o ponto de vista da câmera fotográfica. Um olho único e imóvel que nos revela imagens que pulsam, reservam surpresas e dissimulam fatos, que dialogam com espaços reais deslocados de sua função original para uma função ficcional.

Por meio de uma leitura poética sobre a arquitetura das grandes cidades, Carol Rahal cria construções metafóricas a partir de fragmentos fotográficos utilizando o processo da fotomontagem. Cada cenário é cuidadosamente construído. As imagens estabelecem um diálogo que permeia o olhar escópico e o voyeurismo fotográfico. E tal qual uma janela hitchcockiana as composições representam um microcosmo da sociedade deixando transparecer figuras pictóricas – fictícias ou não. A intimidade dessas pessoas anônimas é descortinada e suas janelas transformam-se numa vitrine viva de ocorrências íntimas e domésticas, fazendo um paralelo entre a paisagem urbana e o campo onírico, revelando pequenos universos particulares que transportam o “outro desconhecido” para dentro do seu espaço privado.

Da janela de sua objetiva Carol Rahal espia. Seu interesse está lá do outro lado, não indiferente ao mundo que a cerca e no qual se move, mas que se principia por meio das motivações intrínsecas existenciais do ser humano.

Marly Porto

Curadoria e pesquisa fotográfica

bottom of page