OFICINA:

Narrativas Fotográficas:

processos criativos

IMG_1833DIARIO FOTO ALUNOS 2016.JPG

OFICINA:

Narrativas Fotográficas:

olhando o invisível

IMG_99082.JPG

OFICINA:

Narrativas Fotográficas:

autorretrato e produções poéticas

Pensar a arte da fotografia no contexto da educação é buscar um percurso que visa o aprimoramento do sensível. Nas ações fotográficas, este olhar se torna presente quando o ato criativo está a serviço da expressão do indivíduo como ser único e como coletivo. Passar do estado onde os acontecimentos são meramente contemplativos, para a expressão das sensações, para um olhar transformador e crítico, refletindo sobre a consciência da importância da sensibilização, da percepção do olhar, do sentir, do expressar, do experimentar, do ser, do trocar, do jogar e do criar. 

 

Além do enriquecimento de seu repertório cultural, o jovem começa a reconhecer, nele mesmo, o espaço poético do artista e seu protagonismo por meio da experiência, deixando de ser um mero reprodutor de informação para ser o autor de suas próprias escolhas.

objetivos gerais dAS OFICINAS de narrativa fotográfica:

• Despertar a percepção visual por meio de exercícios de treino do olhar utilizando elementos das poéticas fotográficas.

 

• Compreender a construção e composição de uma imagem, buscando entender o que torna a fotografia uma obra de arte.

 

• Utilizar as Artes Cênicas, as Artes Visuais e a Literatura como ferramentas para se pensar o olhar fotográfico.

 

• Experimentação da linguagem fotográfica a serviço da ampliação do olhar crítico, da  expressividade e da subjetividade.

*Itinerário formativo:

processos Criativos

Este eixo tem como ênfase expandir a capacidade dos estudantes de realizar projetos criativos associados a uma ou mais áreas de conhecimento.

 

 

Justificativa:

 

Para participar de uma sociedade cada vez mais pautada pela criatividade e inovação, os estudantes precisam aprender a utilizar conhecimentos, habilidades e recursos de forma criativa para propor, inventar, inovar.

 

 

Objetivos:

 

  • Aprofundar conhecimentos sobre as artes, a cultura, as mídias e as ciências aplicadas e sobre como utilizá-los para a criação de processos e produtos criativos;

 

  • Ampliar habilidades relacionadas ao pensar e fazer criativo;

 

  • Utilizar esses conhecimentos e habilidades em processos de criação e produção voltados à expressão criativa e/ou à construção de soluções inovadoras para problemas identificados na sociedade e no mundo do trabalho.

FOCO PEDAGÓGICO

Neste eixo, os estudantes participam da realização de projetos criativos, por meio da utilização e integração de diferentes linguagens, manifestações sensoriais, vivência artísticas, culturais, midiáticas aplicadas. O processo pressupõe a identificação e o aprofundamento de um tema ou problema, que orientará a posterior elaboração, apresentação e difusão de uma ação, produto, protótipo, modelo ou solução criativa.

 

Habilidades relacionadas ao pensar e fazer criativo:

 

  • (EMIFCG04) Reconhecer e analisar diferentes manifestações criativas, artísticas e culturais, por meio de vivências presenciais e virtuais que ampliem a visão de mundo, sensibilidade, criticidade e criatividade.

 

  • (EMIFCG05) Questionar, modificar e adaptar ideias existentes e criar propostas, obras ou soluções criativas, originais ou inovadoras, avaliando e assumindo riscos para lidar com as incertezas e colocá-las em prática.

 

  • (EMIFCG06) Difundir novas ideias, propostas, obras ou soluções por meio de diferentes linguagens, mídias e plataformas, analógicas e digitais, com confiança e coragem, assegurando que alcancem os interlocutores pretendidos.

*Descrições retiradas do Diário Oficinal - documento oficial (MEC)