Efêmero Festival de Fotografia

MNEMOMÁQUINA

 

O Efêmero é um festival de fotografia experimental, com base em Fortaleza, no Ceará. Como o próprio nome sugere, aqui a fotografia é lembrada como uma escrita da luz e do tempo, e celebrada enquanto experimentação. O festival abraça o desenvolvimento profissional e artístico, assim como o intercâmbio de experiências e a conservação de saberes históricos e de ponta no campo fotográfico. 

Dos dias 25 a 30 de abril de 2021, o Efêmero movimentou uma extensa programação, que pode ser conferida neste site e nas redes sociais do festival, voltada às vivências de processos artesanais, da fotografia à impressão. Serão realizadas exposições, ciclo de diálogos, oficinas, feira de publicações independentes e residência artística.

As exposições do festival Lambe-lume Mnemomáquina, aconteceram nas ruas de Fortaleza, em formato de colagem lambe-lambe, projeções, exposição no Centro Cultural Casa do Barão de Camocim e desdobramentos online.

 

A exposição Mnemomáquina, que teve curadoria de Eustáquio Neves, foi desenvolvida a partir da primeira convocatória nacional do Efêmero Festival de Fotografia Experimental realizado em abril de 2021. O dispositivo de guardar memórias inspira os trabalhos apresentados nesta exposição com fotografias de experimentadores de todas as regiões do Brasil, numa gama de técnicas que vão da câmera de celular às lentes de ampliador.

 

Locais expositivos:

2021 - Painéis, projeções e lambe-lambe pelas Ruas de Fortaleza, exposição no Centro Cultural Casa do Barão de Camocim | CE, no mês de Agosto

2022 - Participação no 11º Festival de Fotografia de Tiradentes, do dia 16 à 19 de Março, no Espaço Cultural Aimorés | Rua Direita, 159

2022 - Participação no QXAS – Festival de Fotografia do Sertão Central, na Casa dos Saberes Cego Aderaldo. 

Este projeto é uma realização do IFOTO, apoiado pela Secretaria Estadual da Cultura do Ceará, através do Fundo Estadual da Cultura, com recursos provenientes da Lei Federal nº 14.017/2020.